domingo, 6 de abril de 2014

Desvendando os mistérios por trás da história de Noé



Acabei de assistir ao filme ‘Noé’ de Darren Aronofsky, achei uma versão muito escura e distorcida da história, parece que foi criada com a intenção de gerar confusão! Mas fico feliz que isso traga a tona uma história tão importante quanto a de Noé e do dilúvio, história que também esta presente em outras culturas: asiáticas, sumérias, assírias, armênias, egípcias, americanas e persas, entre outras, de forma basicamente semelhante ao episódio bíblico.   



Neste post, vamos examinar alguns dos pontos mais relevantes e controversos abordados no filme. 

Os anjos caídos ajudaram na construção da Arca?
Noé era vegetariano?
Existiam gigantes e anjos caídos nos dias de Noé?
Porque alguns anjos caíram? Eles tinham intenções de ajudar a humanidade?
Qual foi o propósito do dilúvio? Deus queria mesmo acabar com a espécie humana?
Os Guardiões (Watchers) realmente morreram e voltaram para o Criador?  

Vamos descobrir que a história verdadeira de Gênesis tem um enredo MUITO mais interessante! 

OS ANJOS CAÍDOS AJUDARAM NA CONSTRUÇÃO DA ARCA? 

 No filme ‘Noé’ o diretor insinua que a construção da Arca levou 10 anos, e que para poder realizar esta façanha Noé contou com a ajuda dos ‘Gigantes/Guardiões’.

A primeira vez que a Bíblia se refere a Noé, ele tinha 500 anos de idade (Gen.5:32), e quando ele entre na arca ele tem 600 anos de idade. Podemos concluir com isso que a construção pode ter levado até 100 anos, mais do que tempo suficiente para Noé construir a Arca com a ajuda dos filhos, sem a ajuda dos ‘Guardiões’. 

Algo que chama atenção na época de Noé é a expectativa de vida e a queda drástica após o dilúvio. 
Será que existe uma explicação para esta drástica diferença em longevidade?



 Existem muitos estudiosos da Bíblia que acreditam que nunca havia chovido até o dia do dilúvio, e que a vegetação era regada por um tipo de vapor: Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” Gen.2:6

No relato da criação em Genesis 1, Deus separa as aguas ‘acima e abaixo do céu’:
“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus “,

Esta água ‘acima do céu’ provavelmente desabou durante o dilúvio:
“No ano seiscentos da vida de Noé,.. se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céus se abriram, e houve chuva sobre a terra... Gen.7:11,12



 Dr. Kent Hovind fala da grande diferença no ecossistema antes do dilúvio. De acordo com ele, é muito provável que devido a esta camada de água acima do céus, a atmosfera da Terra fosse uma gigante câmera de oxigênio. Para aqueles que estão familiares com câmeras de oxigênio, sabem dos benéficos que o oxigênio concentrado traz, fazendo uma grande diferença na vegetação e vida animal na época .... Além disso, esta camada protetora servia de escudo contra a agressividade dos raios solares. Provavelmente como resultado desta dinâmica, o homem desfrutava de dias mais longos de vida! Dr. Hovind também argumenta que a ausência deste ‘escudo de água’, também ajudou na extinção dos dinossauros. Pois de acordo com ele, o pulmão dos dinossauros é pequeno em proporção com o tamanho de seu corpo. Em um ambiente com ‘oxigênio concentrado’ isso não seria um problema. (Clique aqui e assita ao vídeo com esta explicação do Dr.Kent Hovind).
E isso nos leva a outro ponto...

NOÉ ERA VEGETARIANO?

 Adão e Eva foram instruídos a viver dos grãos e ervas: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que de semente, que esta sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” Gen.1:29 Mas por alguma razão, logo depois do dilúvio Deus instrui Noé a passar a comer carne.    
“Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” Gen.9:3,4
Seria devido a mudança no eco-sistema, Noé precisaria de mais energia e força em um ambiente mais hostil? 

EXISTIAM GIGANTES E ANJOS CAÍDOS NOS DIAS DE NOÉ?

Sim, a Bíblia fala de anjos caídos nos dias de Noé. Porém existe uma diferença entre os anjos caídos ‘filhos de Deus’, também conhecidos como “Watchers/Guardiões” e sua prole, os Nephilins, chamados de Gigantes.  

“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. ... Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama.
...Noé era varão justo e perfeito em suas gerações... E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.”
Genesis 6:1,2,4,9,12

Vamos entender melhor os personagens do versciculo acima:

 Filhos de Deus: Em Hebreu Bene HaElohim = Criação direta de Deus, nesse caso anjos (Jó 1:6, 2:1, 38:7; Lucas 20:36) Em Judas 6 e 7 e 2 Pedro 2:4,5 descobrimos que esses anjos, eram  anjos caídos!

Filhas dos Homens: Benoth Adam = Filhas de Adão

Gigantes Em Hebreu = Nephilim = Os caídos
Eles eram gigantes, mas o significado da palavra, na linguagem original é outro. Tanto que algumas versões desse mesmo versículo em inglês mostram a diferença:
New International Version: Gen. 6:4 “The Nehalem were on the earth in those days…” 
Young’s Literal Translation: Gen.6:4The fallen ones were in the earth in those days…”

Em outras palavras: Esses anjos caídos procriaram com mulheres humanas gerando seres híbridos, os Nephilins. 
...estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama...

Nephiins foi traduzido para o Grego como gigantes derivado da palavra gigas que quer dizer nascido na terra, que é a mesma palavra usada na Mitologia Grega, para Titãs os Semi-deus: na mitologia Grega os Titãs eram os filhos dos Deuses com os humanos.

Um aspecto muito interessante para salientar a respeito do contexto de Gênesis 6, é que ele é refletido em mitos e lendas de cada cultura antiga do planeta terra:


  • Sumer
  • Assyria
  • Egypt
  • Incas
  • Mayan
  • Gilgamesh
  • Persia
  • Greece
  • India
  • Bolivia
  • South Sea Islands
  • American Indians

Todos esses possuem essas lendas com esse contexto.

PORQUE ALGUNS ANJOS CAÍRAM? ELES TINHAM INTENÇÕES DE AJUDAR A HUMANIDADE?

A Bíblia fala que um dos motivos pelo qual os anjos caíram foi para irem ‘após outra carne’:

Jud. 6,7 - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

O apócrifo de Enoque confirma o mesmo relato de Noé, só que talvez em mais detalhes. Ele também relata que esses anjos ensinaram conhecimento proibido. 

Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos e a divisão de raízes e árvores. E as mulheres conceberam e geraram gigantes.” Enoque 7:10,11
Tu viste o que Azazyel  (um dos anjos caídos) tem feito, como ele tem ensinado toda espécie de iniquidade sobre a terra e tem aberto ao mundo todas as coisas secretas que são feitas nos céus.” Enoque 9:5
No livro de Jaser (livro apócrifo mencionado na Bíblia 2 Sam.1:17; Josué 10:13) encontramos relatos de outros detalhes dos mesmos acontecimentos.
“...e os filhos dos homens naqueles dias extraíram do gado da terra, dos animais do campo e das aves do céu, e ENSINARAM A MISTURA DE ANIMAIS DE UMA ESPÉCIE COM A OUTRA para assim provocar o Senhor;” Jaser 4:18
De certa forma, a queda dos anjos foi uma forma de rebelião contra o seu Criador, que ordenou que cada ser reproduzisse ‘conforme a suas espécies’. Gen.1
PORQUE DEUS MANDOU O DILUVIO? ELE QUERIA MESMO ACABAR COM A ESPÉCIE HUMANA?

Pelo que pudemos ver até agora, dando uma olhada a fundo no livro de Gênesis e em outras fontes vemos que que estes ANJOS CAÍDOS vieram à terra e adulteraram o DNA humano (e animal) ao misturar a semente deles com a semente humana, corrompendo, assim, a terra. “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.”Gen.6:11
Deus, então, teve de intervir, mandando o dilúvio.  

...Noé era varão justo e perfeito em suas gerações...

A Bíblia mostra um dos motivos pelo qual Deus escolheu poupa-lo: A palavra usada para PERFEITO, no texto original tém um significado interessantissimo: 

Perfeito= (em Hebreu) Tamiym = without blemish, sound, healthful, without spot, unimpaired. Perfeito fisicamente.  

Em outras palavras, podemos concluir que a genealogia de Noé não tinha sido afetada pela contaminação do DNA da raça humana com os anjos caídos. Noé e sua geração era uma exceção.
Deus não queria acabar com a espécie humana, e sim acabar com a semente adulterada da sua Criação. 
 
Os gigantes surgiram depois do dilúvo também, mas desta vez, Deus escolheu para si um povo, que não iria misturar a sua semente com a semente dos anjos-caídos, os JUDEUS.

OS GUARDIÕES (WATCHERS) REALMENTE MORRERAM E VOLTARAM PARA O CRIADOR? 

O livro de Enoque fala mais a respeito do destino dos Gigantes, ou Nephilins, depois de sua ‘morte’:

 Mas desde o princípio fostes feitos espirituais (referindo-se aos anjos caídos), possuindo uma vida que é eterna, e não sujeito à morte para sempre. Portanto, eu não fiz esposas para vós, porque, sendo espirituais, vossa habitação está no céu, Agora, os gigantes que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de MAUS ESPÍRITOS, e na TERRA ESTARÁ A SUA HABITAÇÃO. Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foram criados de cima; dos santos Sentinelas foi seu princípio e a sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão sobre a terra, e de ESPÍRITOS DA MALDADE eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu será no céu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestres, os quais são nascidos na terra. Os espíritos dos gigantes serão semelhantes às nuvens, os quais oprimem, corrompem, caem, contendem e confundem sobre a terra.” Enoque 14:6-9

Existe uma diferença que muitas vezes passa despercebida entre anjos (caídos ou não) e demônios. Anjos foram criados com a capacidade de serem interdimensionais, podendo se materializar em nossa dimensão, assim como se desmaterializar. Na Bíblia existem relatos de anjos que estiveram fisicamente entre pessoas, que conversaram, lutaram, mataram, etc. (1 Reis 19:4, 2 Reis 19:35, 1 Crônicas 21:15, Oséias 12:4, Gen. 18:2) Eles têm esta capacidade física, assim como espiritual. 

Por outro lado, demônios precisam de um corpo para que possam se manifestar e se locomover, como Jesus demonstrou certa vez, ao expulsar os demônios de um homem atormentado, mandando-os para dentro de porcos que, por sua vez, jogaram-se do precipício (Mat.8:31, Mar.5:12). Como podemos perceber, demônios buscam por “vácuos” que possam preencher, veículos. 

O que nos leva de volta para as criaturas de espécies hibridas, criadas pelos anjos-caídos, estariam eles servindo de veículos para estes ‘espíritos da maldade’ nos dias de Noé?  
Podemos concluir que o ‘espiritos dos Nephilins’ continuam vagando sobre a Terra, procurando veiculos fisicos para se manifestar. Eles estão ‘presos a terra’ que é a ‘sua habitação’.   

CONCLUSÃO:

Em Genesis vemos o inicios da Guerra das Sementes, entre a semente de Eva e a semente serpente:
“Então o Senhor Deus disse à serpente: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gen. 3:14,15
Jesus contou uma parábola que também falava sobre a ‘mistura da semente’:
 
Mat.13:24-30, 37-43  “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?  E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. 
O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” 

13 comentários:

  1. Muito bom!
    estava procurando respostas não fanáticas,
    e estas foram as melhores! Gostei muito do filme,
    mas sabia que algumas coisas foram mudadas!
    Mas eu acredito que os anjos caídos sejam os Nephilins,
    Anjos que caíram junto a lúcifer, e procriando-se com
    humanas, deram origem a demônios... será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Nephilins foram os filhos dos anjos com as mulheres formosas. Esses foram os gigantes sobre a terra. Homens valentes que tiranizaram os homens. Esses gigantes se voltaram a comer o labor dos homens e depois se voltaram contra os homens para devorá-los. Esses primeiros gigantes,os Nephilins, tinham cerca de 150 m de altura. E depois deles vieram seus descendentes, menores que os primeiros. Já esses menores são chamados de descendentes dos gigantes.

      Excluir
  2. Fico feliz que tenha gostado. Os Nepilins são a raça hibrida dos anjos caídos com as mulheres. Abordei este assunto um pouco mais a fundo no post http://www.guerradassementes.com.br/2011/04/anjos-ets-criaturas-mitologicas-e-katy.html

    ResponderExcluir
  3. Está de parabéns pelo post, simplesmente fantástico sem apelação ao fanático e tudo que foi escrito se confirma na Bíblia, gostei muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu estudo, mas eu ainda acredito que os filhos de Deus e dos anjos caídos são respectivamente a descendência de Sete e de Caim. Tem outros aspectos a serem analisados, a possibilidade de existirem seres híbridos é muito pequena.

    ResponderExcluir
  5. Os Anjos caídos(Bene HaElohim) qual foi o destinos deles; seus Espíritos ficaram aprisionados na terra também? Pode se dizer que os joios são esses anjos caídos? Não digo os Nerfilins. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque em língua portuguesa, a primeira edição crítica, traduzida da obra Pseudepígrafos do Antigo Testamento publicada pelo Professor James H. Charlesworth.
    https://www.facebook.com/livrodeenoque

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque, a primeira edição crítica em língua portuguesa extraída da obra The Old Testament Pseudepigrapha, publicada pelo Professor James H. Charlesworth, de Princeton, e traduzida do etíope pelo professor Ephraim Isaac, de Harvard. Esta edição tem várias introduções, aparato crítico, notas marginais e uma imensa bibliografia organizada tematicamente.
    https://www.facebook.com/livrodeenoque

    ResponderExcluir
  8. Ótimo ponto de vista representa seu post. Sempre vi na mitologia grega a representação do oculto da bíblia, ou seja, as lacunas que poucos conseguem preencher.
    Nosso mundo passou por várias fases e a própria ciência reconhece que temos muito que compreender.
    Penso que as pirâmides também foram obras dos gigantes. Quanto à tecnologia empregada na época, é de nível superior, ou seja, do mundo superior.
    Em Salmos 68, diz claramente que os carros de Deus são milhares de milhares.
    Agora imagine, se nós humanos, nod dias atuais conseguimos construir veículos espetaculares aos nossos olhos, como seriam então os carros de Deus?

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. Ameeii o texto...é impressionante que quando a gente nem esta procurando a gente se depare com algo assim....esse texto maravilhoso,assisti o filme gostei...tudo que diz refente a esses assuntos me chamam a atenção gosto muito...parabéns.. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Jesus e a salvação, ele crucificado, creia e serás salvo!

    ResponderExcluir