quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Alma, Corpo e Espírito (Quem somos nós?)

“ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.” -  Gênesis 5:1
 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” - Gênesis 1:27
O que significa sermos feitos à imagem e semelhança de Deus?
A bíblia nos fala que o homem tem um corpo e uma alma, e que é necessário para o homem nascer de novo espiritualmente para ver o reino de Deus (João 3:3; João 3:5). Depois da criação, Deus disse para Adão:
 “ Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” – Gênesis 2:17
Depois de comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, Adão ainda viveu mais de 900 anos! Por que? Porque Adão morreu espiritualmente primeiro. O espírito é a ligação que o homem tem com Deus, Adão perdeu essa ligação por causa do pecado. A alma é a personalidade, são os pensamentos e emoções, cada pessoa tem a sua alma. O corpo é o que nos permite viver nesse mundo físico. Por ser a nossa ligação com Deus, o espírito deve prevalecer sobre a alma e o corpo, pesando cada pensamento, emoção e ação que temos ou fazemos.
E agora? Todos depois de Adão já nasciam mortos espiritualmente, como reconciliar Deus conosco, sem nos privar do direito de livre-arbítrio? Deus enviou o seu Filho, e Jesus morreu na cruz para que todo aquele que Nele cresse fosse feito Filho de Deus (João 1:12), fosse vivificado espiritualmente, literalmente nascesse de novo e ficasse reconciliado com Deus.
Psicólogos e psiquiatras  acreditam no dualismo, eles dizem que o homem é apenas corpo e alma, e aqueles que não receberam Jesus são de fato, mas a questão é que muitos problemas seriam resolvidos se as pessoas soubessem que nós fomos criados para ter um espírito.
Mas o que toda essa história de alma, corpo e espírito tem a ver com a gente ter sido criado à imagem e semelhança de Deus? Bom, eu acredito que Deus também tem uma alma, um Espírito e um corpo.
Deus tem uma alma:
Porque quem conheceu a MENTE DO SENHOR, para que possa instruí-lo? ” (1Coríntios 2:16) 
ESTAS SEIS COISAS ABORRECE O SENHOR, e A SÉTIMA A SUA ALMA ABOMINA: olhos altivos, e língua mentirosa ... ” Provérbios 6:16-19
E VIU DEUS tudo quanto tinha feito, E EIS QUE ERA MUITO BOM; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto. ” (Gênesis 1:31) 
E A IRA DE DEUS ACENDEU-SE, porque ele se ia; e o Anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; ” (Números 22:22) 
Deleito-me em fazer a TUA VONTADE, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.“ (Salmos 40:8) 

Jesus é o corpo de Deus:
No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS.” - João 1:1
E o Verbo SE FEZ CARNE e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14) 
“... porque nele (JESUS) HABITA corporalmente TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE.” (Colossenses 2:9) 
Porque eu desci do céu NÃO PARA FAZER A MINHA VONTADE, mas a vontade daquele que me enviou”. (João 6:38)
Deus tem um Espírito (Espírito Santo):
O Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também NINGUÉM SABE AS COISAS DE DEUS, SENÃO O ESPÍRITO DE DEUS. ” (1Coríntios 2:10-11)
O ESPÍRITO DE DEUS ME FEZ; e a inspiração do Todo-Poderoso ME DEU VIDA. ” - (Jó 33:4) 
Ora, há diversidade de dons, mas o ESPÍRITO é o mesmo. ” (1Coríntios 12:4) 
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas VIVIFICADO PELO ESPÍRITO. ” (1 Pedro 3:18) 

Juntando as peças ...
DEUS - É amor (ama), possui uma mente (pensa), aborrece algumas coisas, aprecia algumas coisas, admira, se ira, tem vontade própria
JESUS - Verbo (ação), se fez carne, nele habita toda a plenitude da divindade, veio manifestar a vontade de Deus.
ESPÍRITO SANTO - Vida (criação, ressurreição de Jesus, dons espirituais), sabedoria de Deus

Muitas pessoas têm dificuldade de entender como Deus pode ser UM, e ao mesmo tempo ser TRÊS. Nós somos UM e TRÊS ao mesmo tempo!
Uma outra questão interessante está nesse verso da bíblia:
A carne, porém, com sua vida[nephesh], isto é, com seu sangue, não comereis.” (Gênesis 9:4)
A palavra hebraica “nephesh” significa “alma”, mas algumas poucas vezes é traduzida como “vida”. Será que a nossa alma está no sangue?!
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra (VERBO = JESUS), e o Espírito Santo; e ESTES TRÊS SÃO UM. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água (MAIS DA METADE DO NOSSO CORPO É ÁGUA) e o sangue (ALMA?!); e estes três concordam num. ” - I João 5:7-8
Porque não temos que lutar contra a CARNE E O SANGUE, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. " (Efésios 6:12)
Você já aceitou Jesus como seu Salvador? Ele é o único que tem poder para vivificar o seu espírito e fazer você ficar completo de novo!
Ora, o HOMEM NATURAL não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas O QUE É ESPIRITUAL discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. ” (1Co 2:14-15) 

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário